61-REUNIÃO-EM-PÉ
January 19, 2017 Blog, Produtividade No Comments

Já é moda entre algumas empresas de tecnologia fazer reuniões em pé e este conceito está vindo com força total para as mais diversas empresas que realizam reuniões diariamente. Mas afinal, será que fazer reunião em pé minimiza os problemas de produtividade? 

O QUE É UMA REUNIÃO?

Quando falamos em reunião, a maioria logo pensa em uma sala com ar condicionado, cadeiras com rodinhas, flip chart… Enfim, o clássico formato que todo mundo foi habituado desde sempre.

Acontece que reunião é todo e qualquer encontro que tem como objetivo levar para a resolução de algum problema, uma definição ou um aviso. Isto é, tudo isto pode ser uma reunião: papo de café, papo no corredor, e-mails, Whatsapp e outras inúmeras reuniões que fazemos e que são maquiadas com o nome de “conversas”. 

Se sabemos que muitos papos de café viram reunião, logo, a reunião em pé nada mais é do que o papo de café sem o café e com um propósito bem definido! E isto meu caro Watson, não é novidade para ninguém.

REUNIÃO EM PÉ NÃO É NOVIDADE

Talvez a grande novidade para esse formato, foi o fato das empresas começarem a colocar horário de término para as reuniões. Muitos alinhamentos tem o tempo limite de 15 minutos e isto condiciona as pessoas a focarem muito mais no propósito da reunião e em suas colocações.

Não atribuímos isso ao fato de estarem em pé, mas sim ao entendimento do fator propósito + tempo, que sem dúvida resulta em reuniões muito mais produtivas.

> Veja aqui como definir o propósito de suas reuniões.

CUIDADO COM OS ATALHOS

Temos muitas vezes o costume de implementar aquilo que deu certo em outras empresas, sem analisar o contexto atual da nossa. Isto é, não é porque deu certo para o guru que escreveu o livro sobre como ter sucesso, que necessariamente dará certo em nossa realidade.

Pior do que isso, é implementar como uma regra sem que as pessoas entendam as motivações por trás desse novo modelo. Corremos o risco de todos respeitarem ficar em pé pela regra (efeito manada), mas sem que tenham a percepção de que o que está em discussão é o propósito e não o conforto de uma cadeira! 

>>> VEJA O VÍDEO QUE FIZEMOS SOBRE O ASSUNTO!

 

>>> PARA SABER MAIS

Quer levar o Método Kairos para sua empresa e ter reuniões muito mais produtivas? Clique aqui para conhecer o nosso processo de cocriação e aqui para saber sobre nossos workshops! 

 

 

Written by Flavia