57-zequinha
October 6, 2016 Blog, Tempo No Comments

Quem se lembra do personagem Zequinha, do Castelo Rá-Tim-Bum? Ele era o caçula da turma e não se contatava com qualquer resposta, por isso a frase que ele mais soltava era “mas por quê?”! E os mais velhos, impacientes com tantas perguntas, costumavam responder “porque sim Zequinha!”. 

O Zequinha nada mais é do que uma representação da curiosidade infantil – algo que sempre tivemos – com os bloqueios que são impostos pelos adultos. Crescemos ouvindo vários “porque sim” e começamos a acreditar que questionar não é algo positivo. 

PORQUE QUESTIONAR É TÃO IMPORTANTE

Quando deixamos de questionar entramos no clássico efeito manada (já falamos sobre isso aqui) e somos levados, muitas vezes, pelas vontades e objetivos dos outros e não pelos nossos.

Quantos invites que você já aceitou para participar de reuniões e que mal sabia porque deveria estar lá? Quantas coisas já fez sem entender o propósito porque deixou de perguntar?

São muitas as crenças que criamos simplesmente por termos matado o Zequinha que existia em nós e hoje temos um receio gigantesco de dizer “por quê?”. 

FAÇA O EXERCÍCIO DE PERGUNTAR

Sugiro que comece a ter consciência sobre o quanto o ato de não questionar atrapalha em seu dia-a-dia. Quando aceitar algo que sentiu que não deveria fazer, relembre se você não está fazendo isto por falta de ter perguntado sobre. 

Além disso, exercite sempre o ato de colocar mais perguntas à sua rotina. Ao questionar não suprimos apenas uma necessidade nossa, mas também ajudamos as outras pessoas a refletirem com mais profundidade sobre as ações que estão delegando!

Para te ajudar nesse exercício, sugerimos também a leitura desse texto -> A importância de saber dizer não.

 

Written by Flavia