45-Qual-sua-missão
January 11, 2016 Blog, Tempo 3 Comments

Pergunta difícil esta! Se você me perguntasse há alguns anos eu provavelmente diria que não fazia ideia e confesso que para chegar em uma única frase que resumisse a minha missão atual (sim, ela é mutável!) foi uma tarefa árdua. Vou te contar como eu fiz para chegar lá!

Ah, este livro da foto é meu xodó que irá me acompanhar pelos próximos 5 anos e a cada dia ele me faz parar para pensar e me conhecer um pouquinho mais. Inclusive, a primeira página dele traz justamente esta questão existencial: “qual é a sua missão?”.

COMO DESCOBRI MINHA MISSÃO

Quando saí de meu emprego fixo para empreender, tive meu período de descoberta, entender o que me motivava, o que queria ou não fazer. Foi um processo muito interessante e de várias incertezas também, até que decidi que não iria quebrar a cabeça sozinha.

1) LIGUEI PARA OS AMIGOS

A primeira coisa que fiz foi ligar para os amigos e pedir para que me resumissem em apenas uma frase - aquela mais sincera que viesse na cabeça deles na hora. Alguns foram bem objetivos, outros falaram comigo durante uma hora, a maioria quase me fez chorar… É bem legal perceber o quanto que muitas vezes os outros te conhecem mais do que você mesmo!

Fui anotando tudo e tomando cuidado para não deixar passar nada. Não fiquei na defensiva e nem bloqueando elogios, apenas dizia “obrigada” e ouvia curiosa todos aqueles dizeres.

2) ASSISTI VÍDEOS

Um segundo passo foi assistir vídeos de pessoas que me inspiram, com elas contando justamente como encontraram suas missões! A cada vídeo uma ideia diferente, uma maneira de descrever nova e muitos insights que nasceram deste processo.

3) INCUBEI

Por mais ou menos uma semana eu incubei tudo aquilo que me falaram, os vídeos que assisti e durante este período conversei muito com o Luiz, que ia me ajudando a colocar as ideias no lugar. Escrevia uma “pré” missão e não me cobrava de encontrar a definitiva e fui colocando tudo que vinha no papel. Até que um dia a frase saiu perfeita, como se eu sempre tivesse esta missão dentro de mim e, finalmente, consegui colocar em palavras.

 E DEPOIS QUE ENCONTREI MINHA MISSÃO?

O legal de encontrar a missão e conseguir traduzi-la, é que hoje sei exatamente quais projetos estão ligados ao meu propósito - são aqueles que me deixam realizada, que me envolvo, que invisto mais tempo – e quais são os projetos que não devo aceitar, que não combinam com o meu perfil e que me deixarão insatisfeita a longo prazo.

Claro que muitas vezes me engano, fico em dúvida e entro em conflito, mas é impressionante como que nos momentos de maior questionamento, quando releio a minha missão, penso sobre ela e revejo o que falaram sobre mim, costumo tomar as melhores decisões e aquelas que mais me fazem feliz!

E VOCÊ, JÁ ENCONTROU SUA MISSÃO?

Eu diria que antes de qualquer resolução de ano novo, a primeira resposta que você deveria ter é esta. Vejo que muita gente se compromete com algumas listas que nada mais são do que um “copia e cola” do que a sociedade prega como “a regra para a felicidade” e não necessariamente é aquilo que moverá a pessoa na direção de seu propósito.

Tente seguir a primeira dica hoje, ligue para os seus amigos ou mande um e-mail. Só este passo já te trará muitas respostas e você começará a pensar sobre o seu real propósito e o que te move nesta vida!

E se você tiver uma transformação com este meu texto e estas minhas dicas, saiba que me fará muito feliz. Afinal, esta é a minha missão: transformar a vida das pessoas a partir da transferência do meu conhecimento! Espero muito estar no caminho certo :).

 
download_kairos_banner01
 

Written by Flavia