47_POR-QUE-AS-PESSOAS-QUE-SIMPLIFICAM
February 4, 2016 Blog, Produtividade No Comments

Já foi manchete do Estadão: “Profissões do Futuro: especialista em simplicidade”. 

Projetos longos e que demoram meses para sair do papel saíram de moda, as empresas estão cada vez mais aderindo ao modelo de lean startup e percebendo que lançar um MVP (produto mínimo viável) é mais vantajoso do que planejar demais para um produto ou serviço que podem não ter a adesão das pessoas. Tudo isto não é novidade, a grande questão é: como você tem se preparado para este momento?

NÃO SEJA UM “COMPLICADOR”

Usamos o termo “complicador” geralmente para falar sobre as pedras que estão no caminho, mas aqui tomei a liberdade de usá-lo em um sentido mais amplo – complicador é aquela pessoa que não simplifica!

Encontrar problemas em um projeto é fundamental para seu andamento, mas SÓ achar problemas não funciona. Esperamos mais! Somos bombardeados por informações o tempo todo e é o insight por trás delas que transformam dificuldades em soluções.

TENHA EMPATIA PELO SEU GESTOR 

Será que o seu gestor nunca está interessado em sua opinião ou será que até hoje você só reportou para ele situações que não acrescentam para a estratégia para a área?

Temos o costume do “CC” – colocar em cópia no e-mail muito mais gente do que o necessário e, muitas vezes, o gestor / diretor! Nós precisamos nos destacar (qualquer ser humano!), mas tente se lembrar de que, assim como você, muitas pessoas estão fazendo o  mesmo e aquele e-mail acaba virando praticamente um outdoor na Times Square!

TROQUE O E-MAIL PELA AÇÃO

Simplificar, além de trazer a solução, é ir para a ação. As empresas não têm mais recursos para o famoso “vai e volta mil vezes”, a busca agora é por profissionais intraempreendedores (já falamos sobre isto aqui), que consigam absorver bem uma gestão de autonomia!

Se projetos demorados saíram de moda, o FAZER (Movimento Maker) é o predileto da nova estação! E não precisa mais esperar o dia em que seu projeto dos sonhos sairá do papel, o mercado precisa desta sua atitude agora, é urgente!

 SEJA UM SIMPLIFICADOR

Acreditamos que pessoas ou empresas que simplificam sentirão pouco ou quase nada da crise. Afinal, somos extremamente necessários neste momento de transformação, com redução de equipes e novas estruturas corporativas.

Nosso record com a Simplesfica foi conseguir reduzir 6 meses de um projeto em 4 horas de cocriação e acreditamos que o caminho será cada vez mais o da simplificação: mais pessoas que agregam, entregam solução e que fazem versus menos pessoas focadas em processos complexos, baixa autonomia e hierarquização desnecessária de assuntos pouco estratégicos (leia mais sobre falta de confiança no ambiente corporativo aqui).

* Nos conte como este movimento tem repercutido na sua empresa e como você tem se preparado para esta realidade! 

download_kairos_banner01

 

 

Written by Flavia