Pixar
April 21, 2015 Blog, Reuniões 3 Comments

Você já reparou o quanto que uma mesa errada na sala de reunião pode tornar o encontro improdutivo? Na Pixar, uma das maiores empresas de animação digital do mundo, pertencente a The Walt Disney Company, a mesa da sala de reunião foi um problema durante bastante tempo.

Ed Catmull, presidente da Pixar Animation e Disney Animation, começa seu livro “Criatividade S.A – Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração” falando justamente sobre a grande vilã de muitas reuniões: a mesa!

Mesa de reunião

Parece assunto para arquiteto resolver né? Mas veja o que a falta de cuidado ao escolher a mesa ideal pode causar nas empresas.

Ed Catmull conta que durante 13 anos a Pixar teve uma mesa grande na sala de reunião – daquelas longas e estreitas que costumamos chamar de “mesa do presidente”.

Mesa de reunião 1

Por ser muito longa, aqueles que ficavam na ponta dificilmente conseguiam se comunicar e com o tempo eles desistiam de dar suas opiniões. Enquanto que, as pessoas com os cargos principais (diretor e produtor do filme) precisavam ter acesso a tudo o que era dito e, por conta disto, ocupavam os lugares centrais na mesa.

Para garantir que todos os “grandões” ficariam ao centro, alguém teve a ideia de colocar os cartões na mesa para que as pessoas certas estivessem nos melhores lugares.

Mesa de reunião 2

Resultado: a mesa da sala de reunião virou um jogo de demonstração hierárquica. Quanto mais perto do centro, mais importante era o cargo. Quanto mais longe, menos importante – isto é, menor a probabilidade da pessoa falar. E ainda tinham aqueles que não conseguiam se sentar quando a sala estava cheia, estes então viravam meros espectadores.

O mais curioso é que este modelo ia contra uma crença fundamental da Pixar: “a comunicação sem impedimentos era vital, qualquer fosse a posição da pessoa”.

Mas isto eles só perceberam no dia em que se reuniram em uma mesa menor e quadrada e notaram que todos conseguiram se comunicar, dividir ideias e opiniões. O contato visual era automático e as pessoas não sentiam-se inibidas pela hierarquia imposta pelos lugares.

 

O PROBLEMA SOLUCIONOU?

Ed Catmull pediu ao departamento de instalações a troca da mesa da sala de reunião principal, mas percebeu que ainda assim, alguns continuavam colocando os cartões na mesa para delimitar os lugares.

Mesa de reunião 4

Foi quando Andrew Stanton (um dos diretores da Pixar) teve a ideia de retirar todos os cartões, que as pessoas começaram a sentar livremente na mesa e a criatividade fluiu de forma muito mais natural e produtiva.

 

MORAL DA HISTÓRIA

Como é a mesa da sala de reunião da sua empresa? Será que aquelas pessoas que nunca opinam não estão se sentindo oprimidas por uma arquitetura que não colabora para comunicação igualitária?

Além disto, a mesa da sala de reunião vai ao encontro da crença fundamental da sua empresa, ou foi escolhida para passar respeito e credibilidade ao cliente?

Pequenos ajustes são capazes de reafirmar a cultura de uma companhia. E você não precisa esperar 13 anos para fazer isto!

Written by Flavia