23_ORGANIZE_AS_METAS
August 3, 2015 Blog, Metodologias No Comments

Criada por Christian Barbosa, grande nome da atualidade quando se fala em produtividade e autor do livro A Tríade do Tempo (vale a pena a leitura!), a Regra de 8 – 4 – 2 é uma das mais simples que já conheci e bastante eficaz, pois demanda pouquíssimo tempo para começar a colocar em prática e os resultados aparecem rapidamente.

Christian acredita que quanto mais metas tivermos, mais dispersão teremos para conseguir tirá-las do papel. Isto me lembrou das enormes listas que já fiz de resolução de ano novo e que, a cada dia 01 de janeiro, praticamente copiava e colava tudo que tinha escrito no ano anterior. A ambição era tanta que a coragem para começar nunca vinha.

O QUE É A REGRA?

Para otimizarmos a quantidade de metas, Christian acredita que podemos chegar à seguinte lista:

8 metas para os próximos 12 meses (isto independe do mês que estamos)
4 destas metas para o próximo mês
2 destas 4 metas para a próxima semana

Não significa necessariamente que você concluirá as metas durante o mês ou a semana em questão, mas dará um start importante para a realização da lista das 8 metas anuais. Pode ser que uma meta maior também leve mais de um ano para ser concluída, como comprar uma casa ou montar seu próprio negócio.

COMO APLICAR NA PRÁTICA

Vou trazer uma lista fictícia para exemplificar como podemos aplicar a Regra de 8 – 4 – 2. Como metas são bastante pessoais, os itens colocados são aleatórios:

8 metas anuais

Viajar durante 30 dias
Aprender francês
Reformar a casa
Praticar basquete
Meditar frequentemente
Ter uma alimentação saudável
Criar um blog
Ter uma casa organizada

Lembrando que as metas precisam estar atreladas à sua missão pessoal e propósito de vida.

4 metas mensais

Destas 8 metas anuais, selecionamos 4 para colocar em prática durante o mês de agosto.

Exemplo:

Aprender francês
Reformar a casa
Criar um blog
Meditar frequentemente

2 metas semanais

Das 4 metas mensais, extraímos 2 para a semana:

Reformar a casa
Criar um blog

Como percebemos, estas não são metas realizáveis em uma semana. Portanto, daremos start as tarefas necessárias para que elas aconteçam, como:

– Pedir contato de arquitetos para os conhecidos e entrar em contato para agendar orçamentos

– Estudar sobre plataformas para a criação do blog

O QUE FAZER AO CONCLUIR UMA META?

Conforme você for concluindo os objetivos outras metas podem ser traçadas. Isto varia bastante de pessoa para pessoa, o legal é lembra-se de não criar uma lista tão grande que te deixará desmotivado.

Também gosto de trabalhar com o conceito de comemorações. Para cada meta estabeleço um prêmio e, ao alcançá-la, tento sempre me presentear com algum mimo, mesmo que seja bastante simbólico. O nosso cérebro trabalha por recompensas e são elas que também o deixarão motivado para as próximas ações!

A REGRA DE 8 – 4 – 2 MUDOU A MANEIRA COMO ME ORGANIZO? 

Como comentei no início do post, sempre fui uma pessoa de listas grandes, resoluções que preenchiam uma página inteira de caderno. Justamente por isto, muitas vezes não consegui enxergar por onde começar e as metas eram deixadas de lado no segundo mês do ano.

Além de ser mais realista e focada em minhas listas, também deixei de enxergar a organização de janeiro a dezembro. Nada mais me impede de começar a traçar minhas metas em pleno início de agosto e parar de lamentar pelo ano que já se foi… Aliás, na semana passada escrevi uma reflexão exatamente sobre isto. Se você ainda não leu, vale clicar aqui para começar a ver os próximos seis meses por outras perspectivas.

FAÇA HOJE O SEU PLANEJAMENTO DE METAS!

Se você ainda não tem um sistema de planejamento de metas, aconselho que reserve ainda hoje um tempinho para listar suas 8 metas anuais, 4 semanais e as 2 que realizará ainda esta semana. Aproveite que estamos em plena segunda-feira para se motivar a ter uma semana bem produtiva.

É impressionante como um bom planejamento de metas faz com que a gente encontre significado nas tarefas do nosso dia a dia, acredito que este seja o principal benefício desta regra tão motivadora e simples :).

POSTS RELACIONADOS:

O QUE APRENDEMOS COM O GTD: O MÉTODO DE PRODUTIVIDADE QUE É USADO NO MUNDO TODO
COMO A TÉCNICA POMODORO MUDOU A NOSSA ROTINA

Written by Flavia