Este é o título de “Um café com David Baker” publicado neste mês pela revista Vida Simples. As falas de Baker, que é ex-editor da revista Wired e professor da The Scholl of Life, nos lembrou do que acontece com muitas pessoas que não conseguem se desconectar do celular, computador, tablet etc.

Outro dia, uma conhecida me mandou a seguinte mensagem “Flávia, estou em reunião mas consegui ler o e-mail que enviou. Quando eu sair, te respondo…”. Vejo dois problemas nesta situação:

  1. Ela não conseguiu focar 100% no e-mail, então provavelmente terá que ler novamente ao sair da reunião. Isto gera um retrabalho.
  2. Ao ler meu e-mail, ela deixou de prestar atenção à reunião. Isto também gera um retrabalho, para a pessoa que está conduzindo e terá que explicar novamente ou, pior, para ela que não conseguiu assimilar o que foi passado e pode até desenvolver o projeto na direção contrária ao que foi solicitado.

 

É NECESSÁRIO RESPONDER NA HORA?

Quando questionado sobre a pressão que existe em estarmos disponíveis, Baker levantou um bom questionamento:

“Quão rápido eu tenho que responder uma mensagem ou um whatsapp?”

Não há regras. Certamente a pessoa poderá esperar a sua reunião finalizar para ter sua resposta. Inclusive, no caso que contei lá no início, eu poderia esperar a tarde toda… Não era algo urgente.

Experimente se desconectar 1

Baker também comentou sobre como a tecnologia está influenciando a nossa relação com os outros. Levando para o universo das reuniões, quantas vezes você já não se sentiu diminuído por explanar sobre determinado assunto que é importante para a área e ter mais de uma pessoa olhando para o celular?

Pense nisto ao levar seu “kit tecnologia” para as próximas reuniões.

Experimente se desconectar

Como bem concluiu Baker:

“…hoje somos multi-tarefas, mas é importante dar atenção a uma coisa de cada vez. Estar verdadeiramente presente naquele momento”.

 

 

 

Written by Flavia