33_Parkinson
September 9, 2015 Blog, Metodologias No Comments

Sabe aquele trabalho que você tem 10 horas alocadas para realizar e nunca cria ânimo para começar? Vai adiando e, quando chega no dia de apresentar o material na empresa, resolve tudo em 5 horas e consegue entregar! Comigo isto já aconteceu inúmeras vezes e geralmente eu costumava dizer “devo gostar de trabalhar sob pressão”.

Mas este “sob pressão” tem nome: Lei de Parkinson, que foi publicada em 1955 pelo historiador Cyril Northcote Parkinson, no The Economist.

O QUE É A LEI DE PARKINSON?

Em minhas palavras (!), o que originou esta lei é aquela nossa mania de acreditarmos que precisamos de mais e mais tempo para realizar uma tarefa. Quando na verdade sabemos que boa parte deste tempo é ocupado com procrastinação!

Segundo o criador desta tese:

“O trabalho expande-se de modo há preencher o tempo disponível para sua realização.” C. N. Parkinson.

Isto é, se tivermos muito tempo não vamos acreditar que será possível realizar com menos, mas nos damos conta do nosso equívoco justamente quando acontece aquela situação que comentei no primeiro parágrafo.

A LEI DE PARKINSON NA PRÁTICA 

Muitas vezes quando preciso montar algum material e tenho uma urgência, ele sai muito rápido. Um exemplo é este post, que preciso entregar ao Luiz até às 9h30 para ele criar a arte e agora são 8h50 da manhã. Isto significa que não há respiro para eu postergar e o meu foco está 100% na redação deste conteúdo.

Me lembro também que uma vez minha mãe me chamou com urgência para ajudá-la em Piracicaba e em menos de 10 minutos a minha mala estava pronta e eu  já me preparava para sair. Isto é Lei de Parkinson na prática!

Isto significa que tudo na sua vida precisa começar a ter urgência? Não, inclusive nem é o que aconselhamos na Simplesfica. Mas acreditamos que a utilização de boas ferramentas para a produtividade te ajudam a ter mais tempo de qualidade e conseguir realizar as coisas que realmente importam!

COMO UTILIZAR A LEI DE PARKINSON PARA SER MAIS PRODUTIVO?

Abaixo vou listar algumas dicas relacionadas à Lei de Parkinson que têm funcionado para mim e que podem te ajudar a ser uma pessoa menos procrastinadora com suas tarefas e projetos - tanto na empresa, quanto na vida pessoal!

– Coloque deadline! Tudo que não tem data para entrega interpretamos como algo que não precisa 100% do nosso foco e nem do nosso senso de urgência.

– Envolva outras pessoas no projeto e comprometa-se a entregar o material. Isto é, se você precisa entregar para o cliente no dia 10, agende dia 08 com um colega da área para apresentar o material e coletar um feedback. Isto também fará você se comprometer a finalizar antes.

–  Crie urgências. “E se eu tivesse que entregar este material em três horas?” – esta é uma pergunta que costumo fazer e que surte resultados positivos. Parece que o cérebro entra no estado de alerta e é mais fácil realizar aquele tarefa.

– Use a Técnica Pomodoro. Já falamos bastante dela por aqui (veja o post), pois é impressionante quanto ela ajuda a sermos mais produtivos e focados. Consiste basicamente me trabalhar 25 minutos sem parar para nenhuma interrupção e pausar 5 minutos para relaxar!

– Sua agenda é seu chefe. Se você tem bastante autonomia e faz os próprios horários, tente criar um chefe imaginário! Talvez a agenda, um aplicativo de planejamento (o runrun.it é bem interessante) ou mesmo alguém que trabalhe junto com você e saiba as tarefas que precisa realizar no dia.

– Coloque metas. Gosto muito de trabalhar com o Todoist porque ele vai mostrando o meu “Karma”, que é um “ranking” de como estou realizando as tarefas, projetos etc. Isto é legal para gerar motivação: quanto melhor estou, melhor quero ficar!

– Comece! Simplesmente, comece! Muitas vezes o nosso nível crítico está alto demais e nos cobramos tanto, que não conseguimos sequer começar a realizar alguma tarefa. Quando surge alguma urgência e somos obrigados a colocar a mão na massa, parece que tivemos um grande insight ou sorte e tudo dá certo. Na verdade as coisas se realizaram rapidamente pois você não teve o medo de começar.

DIGA “ISTO É LEI DE PARKINSON”

A última dica transformei em subtítulo de propósito! Acredito que muitas mudanças acontecem em nossa rotina quando passamos a ter consciência de que, na verdade, elas já aconteceram e muitas vezes só faltou estarmos atentos a elas!

Lei de Parkinson é algo que acontece todos os dias. Quando você toma banho em cinco minutos porque está atrasado ou escolhe a roupa que vai vestir em pouquíssimo tempo… Isto é Lei de Parkinson. Inclusive, se quiser arrumar a casa inteira em pouquíssimo tempo, basta convidar alguém para ir visitá-lo :).

“O homem mais ocupado é o que tem mais tempo livre” C. N. Parkinson.

Portanto, vamos começar a utilizar os tempos livres para o que realmente importa (realizar projetos pessoais, estar com a família e amigos, passear etc.) e perdermos menos tempo estando ocupados!

META PARA HOJE 

Gostaria de finalizar deixando uma meta para você cumprir ainda hoje! Que tal colocar um deadline naquele projeto que está rodando na sua agenda faz um ano e marcar uma data com alguém para você apresentar o material?

Farei isto hoje :). Por falar em minha meta, são 9h23 e estou entregando o texto finalizado! Nada como a Lei de Parkinson!
 
download_kairos_banner01
 

Written by Flavia