24_JEFF_WEINER_linkedIN
August 5, 2015 Blog, Tempo 2 Comments

Temos a sensação de que grandes CEOs são tão bem assessorados, que provavelmente não têm problema com organização do tempo. Muitos deles têm uma secretária exclusiva, como podem ter dificuldade em agendar e administrar os compromissos?

Ao longo da minha trajetória em reuniões com grandes executivos, percebi que quanto mais alto é o nível hierárquico da pessoa, menos controle sobre o tempo ela tem –  principalmente quando se trata de reuniões. Já mostramos aqui que o CEO do Google Brasil participa de até 20 reuniões por dia.

JEFF WEINER ALOCA TEMPOS PARA FAZER… NADA!

O CEO do Linkedin já estava esgotado com sua rotina de reuniões e percebeu que não consegui sequer ter tempo para entender os acontecimentos ao seu redor. Tudo era tão frenético que ele não tinha energia para fazer algo muito simples… Pensar!

Justamente por isto ele estabeleceu um novo ritmo para a sua agenda. Diariamente aloca de 90 minutos a 2 horas de seu dia para não fazer absolutamente nada, geralmente quebrando estes tempos em grupos de 30 a 90 minutos.

No começo foi difícil ele se acostumar com este padrão, mas com o passar dos dias percebeu o quanto que esta prática se tornou necessária em seu dia a dia.

BENEFÍCIOS DE ALOCAR UM TEMPO PARA NÃO FAZER NADA

Abaixo um resumo (com uma pitada de interpretação própria!) dos benefícios listados por Jeff Weiner resultantes desta nova organização diária:

– Líderes precisam tomar decisões estratégicas, isto é, precisam pensar!

– Se você não delega, você centraliza. Isto gera mais reuniões e uma equipe sem autonomia. Sabemos que este não é o melhor caminho para uma companhia de sucesso!

– Ser um bom líder é saber desenvolver bem sua equipe. Isto não é possível se você saltar de uma reunião para outra o tempo todo.

– Inovação tornou-se palavra de ordem. Como pensar sobre o mercado, concorrência, serviço e produto se você tem a agenda cheia todos os dias?

– Ao invés de começar pelas reuniões, o melhor caminho é ter um foco ininterrupto nas estratégias da empresa (pensar!) para depois fazer as alocações necessárias de recursos.

– Principal benefício: recuperar o fôlego e sentir que você é o dono do seu próprio tempo.

SÓ CEO PODE TER TEMPO LIVRE?

O primeiro comentário que surge quando falamos sobre um importante CEO é “ah, mas para ele é fácil, afinal, ele é o chefe e pode se dar ao luxo de não fazer absolutamente nada”.

Mas gostaria de propor lembrarmos a quantidade de responsabilidades que competem a função de Jeff Weiner e quanto culhão e determinação ele precisou ter para cumprir com esta meta audaciosa. Quantas críticas ele não enfrentou por não participar de todas as reuniões e não estar presente em todos os momentos considerados estratégicos?

E você, no seu dia a dia, será que precisa aceitar todos os invites de reunião que surgem em seu Outlook? Ou entrar nas discussões da rádio peão da empresa em que trabalha? Isto para não falar sobre redes sociais, Whatsapp, vídeos do Youtube…

Sugiro que durante esta semana coloque como desafio ter um tempo de folga para não fazer nada. Tente evoluir isto para pelo menos 30 minutos diários, depois 90 minutos, até chegar nas tão almejadas duas horas. E, se a sua empresa tem a famosa sala de descompressão, chegou a hora de tirar o pó do sofá e aproveitar com maestria os seus momentos alocados para pensar!

Neste link você encontra o artigo publicado por Jeff Weiner e que originou a ideia para este post! Vale muito a pena ler o texto completo.

 

 

Written by Flavia