Lembro do dia em que participei de 6 reuniões no mesmo dia. Eram 20h30 e eu estava na última, totalmente sem foco e pensando apenas que eu não aguentava mais… Jamais imaginei que alguém seria capaz de participar de 20 reuniões no mesmo dia, até que Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, provou o contrário.

Ele foi capa da Forbes de abril (Ed. 30) e está entre a seleta lista de “Melhores CEOS e Chairmen do Brasil”. No Google, ele promove um rápido crescimento e posiciona a empresa em nosso país como uma das dez maiores operações da companhia no mundo.

Apesar de conduzir a grandona da tecnologia, ele não abre mão das reuniões presenciais e o segredo para fazer tantas é limitar o tempo: 30 minutos é o máximo! Conforme descreveu à Forbes, ele acredita que assim a reunião é mais dinâmica, objetiva e é possível atender mais gente.

Fabio Coelho + Forbes 1

QUAL É O TEMPO IDEAL?

Na Simplesfica geralmente aconselhamos reuniões de no máximo 3 pomodoros (para entender, clique aqui). Se o assunto demandar mais tempo, vale a pena quebrar em mais reuniões do que desgastar todos os participantes e dar sequência a discussões sem a atenção necessária.

Com relação a quantidade, pode ser que Fabio Coelho esteja exagerando. Imaginamos que o “truque” que não está revelado na reportagem, é o foco nos próximos passos. Muito provavelmente Fabio tenha bem estabelecido um método de delegações, fazendo com que ele consiga participar de tantos encontros sem comprometer sua sanidade!

E você, qual foi o máximo de reuniões que já participou em um dia? Quantas horas geralmente elas duram?

Drops: para saber quanto custam as reuniões em sua empresa, conheça o cálculo aqui.

Written by Flavia