Geralmente o alinhamento de tempo é feito pelo invite do Outlook. Mas quantas vezes você já foi para uma reunião que estava registrada para durar uma hora e saiu de lá depois de quatro horas?

Isto já aconteceu inúmeras vezes com a gente e, com a Simplesfica, percebemos que uma simples pergunta antes do início da reunião muda o rumo do tempo que será investido para tal.

“QUANTO TEMPO VOCÊ TEM DISPONÍVEL?”

Acredite, esta pergunta bem objetiva traz para a consciência de todos a importância do tempo. Muitas vezes quem convocou não pensou em fazer este alinhamento ou quem está participando não se sente no direito de opinar sobre como está a agenda do dia.

Começamos nossas reuniões sempre com esta pergunta e é impressionante como todos se organizam para seguir o tempo previamente combinado. Tudo que é dito, verbalizado, saí do nível do desejo (o invite no Outlook) e passa a ser tratado como uma meta real que deve ser cumprida.

TEMPO NO MÉTODO KAIROS

No Método Kairos aconselhamos que o primeiro momento da reunião seja de alinhamento de tempo, propósito e papéis dos participantes.

O ideal é que a reunião não passe de 3 pomodoros e sempre que possível buscar enxugá-la ainda mais. Vocês já viram aqui que o CEO do Google Brasil faz reuniões de no máximo 30 minutos para deixá-las mais objetivas e dinâmicas.

COMO MEDIR O TEMPO

Se você for um adepto da Técnica Pomodoro como nós, os aplicativos que citamos neste post são os ideais. Mas quando a reunião é no cliente e não convém deixar o celular ligado, um simples relógio de pulso resolve esta questão.

Coloque no seu check list o relógio, celular ou timer e você perceberá o quanto que com este alinhamento + o seu foco no tempo, o tempo de suas reuniões começará a reduzir drasticamente o tempo .

Written by Flavia