31_QUE_E_SIMPLESFICA
August 31, 2015 Blog, Método Kairos 1 Comment

Após muitos Canvas, estudos, post its, brainstormings, cursos, preparação de materiais, reuniões, mentorias etc. tivemos a grande felicidade de termos inúmeras pessoas durante este mês nos perguntando: “o que é a Simplesfica?”. Empresas que jamais imaginamos passar por problemas relacionados ao tempo e outras grandes que, pela estrutura, já nos trazem fortes indícios de que precisam dos nossos serviços.

POR QUE A SIMPLESFICA EXISTE? 

Nós nascemos a partir de um enorme desejo em transformar a vida das pessoas a partir da otimização do tempo. Eu sou jornalista por formação e trabalhei muitos anos como roteirista de apresentações corporativas. Neste universo, pude perceber que muitas vezes as pessoas se preocupam demais com aquilo que irão dizer durante as reuniões ou como vão dizer e se esquecem de analisar as inerências para que a reunião seja produtiva ou se, de fato, ela precisa acontecer.

Por outro lado, meu sócio Luiz (que também é sócio na vida!) é formado em design e há mais de 10 anos tem o desafio de traduzir visualmente as necessidades dos clientes. Mas, muito além de traduzir visualmente, um designer precisa entender o perfil do público, o contexto em que estas pessoas estão inseridas, as problemáticas envolvidas em sua rotina, para só então, criar algo tangível. Não à toa o Design Thinking passou a ser uma abordagem utilizada em muitas empresas.

ROTEIRISTA E DESIGNER CRIAM UM MÉTODO COMPLETO PARA REUNIÕES PRODUTIVAS

Ao longo da nossa trajetória no universo corporativo, trabalhando com presidentes de multinacionais, diretores, gestores e grandes equipes, nos deparamos inúmeras vezes com pessoas que estavam com o seu sistema pessoal totalmente colapsado. Saíam todos os dias tarde do trabalho, não tinham uma boa alimentação, trabalhavam demais para conseguir pouco reconhecimento, se envolviam em inúmeros problemas e queriam provar cada vez mais aos seus líderes a capacidade de entrega.

Nós também saímos de um cenário em que nos víamos exatamente nesta situação e que nos rendeu uma bela (feia!) Síndrome de Burnout, que estamos nos recuperando até hoje.

Com um propósito comum – levar mais tempo de qualidade para a vida das pessoas - nos aprofundamos em todos os estudos relacionados a tempo e, junto com o querido amigo Mateus (que já esteve conosco nesta jornada), partimos para um mergulho na busca por entender quais são os maiores ladrões de tempo no universo corporativo, meio em que todos nós estamos inseridos.

COMO O MÉTODO KAIROS NASCEU?

Ao contrário do que imaginávamos, no Brasil pouco se fala sobre otimização de reuniões a partir da ótica da mudança de mindset dos líderes e colaboradores. Existem inúmeros livros sobre produtividade, mas pouco foco nas famosas e intermináveis reuniões corporativas.

Percebemos que, justamente pela falta de métodos e referências, cada pessoa planeja a reunião de acordo com sua intuição ou aquilo que já viu outras pessoas dentro da empresa fazendo e isto gerou um ciclo vicioso negativo, isto é, estamos replicando os mesmos modelos que dão errado há anos.

Quantas vezes por dia você ouve alguém reclamando que está indo para alguma reunião? Pior do que isto é quando sabemos que estamos indo para uma reunião que não leva a nada… E, se não é útil, por que precisamos participar? Ou ainda, por que ela existe?

QUEM É KAIROS?

Em nossa experiência com mais de 3 mil horas de participação em reuniões, pesquisas e mentorias, percebemos que no universo corporativo a grande preocupação das pessoas é com o tempo medido. Isto é, as pessoas “batem cartão” para que os empregadores possam medir o horário de entrada e saída, preenchem planilhas de Excel para que os gestores possam mensurar o tempo de trabalho e assim com vários outros métodos de medição do tempo.

Este é o tempo cronometrado, nome que nasceu da mitologia Grega e é representado pelo Deus Chronos, o Deus do tempo medido.

Já o seu filho, o Kairos, destacou-se por ser o Deus do tempo vivido.

No dicionário: KAIRÓS (s.m.); em grego antigo: o momento oportuno, perfeito ou crucial. O acerto fugaz entre tempo e espaço que cria uma atmosfera propícia para ação.

É justamente isto que levamos para as pessoas! Momentos oportunos e que estimulam a ação. Em outras palavras, de que adianta medirmos o tempo se as pessoas não se sentem realizadas e isto não reflete em uma real produtividade para as empresas?

 
download_kairos_banner01
 

 

QUAL É O NOSSO MODELO DE NEGÓCIO?

Como comentei, de nada adianta pensarmos no que / como as pessoas se comunicam durante uma reunião se não trabalhamos a mudança de mindset delas sobre o tempo, quanto ele vale, a consciência sobre enxergar o futuro, a importância da utilização de um método, a interação com outras pessoas etc.

Justamente por isto fugimos do modelo de facilitação em que uma pessoa que é contratada para manter a reunião produtiva e focada no objetivo e partimos para uma estratégia de educação corporativa, que se desdobra em dois serviços:

Co-criação: a partir de uma análise, desenvolvemos um sistema de consultoria junto à empresa que abrange: transmissão de todo o Método Kairos, aplicação prática, acompanhamento e entrega de materiais didáticos e de suporte.

Workshops: abertos ou in company, trazem a consciência sobre o tempo, descrevem todo o Método Kairos, contam com exercícios práticos e grupos de discussão pós workshop.

Estamos fazendo a aplicação do método há 6 meses e na semana passada tivemos a felicidade de levar o Kairos à Porto Seguro, uma empresa que traz em sua missão uma frase do Érico Veríssimo que tem grande sinergia com o nosso propósito: “De que vale construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles”.

A NOSSA FÓRMULA NÃO É DA COCA-COLA

Isto mesmo, não há uma fórmula secreta. Acreditamos muito na economia colaborativa e temos como meta compartilhar todas as boas ideias que nascem do nosso processo de Simplesficação!

Esta é uma grande quebra de paradigma para nós que viemos da era da “posse”, das fórmulas secretas, informações estratégicas que não podiam sair das salas de reunião… Estamos a cada dia tirando estas cascas e percebendo que, quanto mais pessoas tiverem acesso ao nosso Método e ideias, mais perto do nosso propósito estaremos.

O maior retorno para nós não é só a contratação de nossos serviços, mas a declaração das pessoas nos contanto que conseguimos causar transformações em suas vidas! Portanto, vamos co-criar este momento, compartilhar informações e criar parcerias para que cada vez mais gente saia do efeito manada e tenha uma rotina guiada por propósitos reais!

Saiba o que está rolando na Simplesfica!

Para nos acompanhar, saber dos materiais gratuitos que estamos disponibilizando e receber um resumo das nossas postagens, basta colocar o seu nome abaixo:

Subscribe


Se quiser marcar um café para nos conhecer melhor, é só escrever para:

flavia@simplesfica.com
luiz@simplesfica.com

O importante é não perdemos o contato! De longe ou de perto, estamos juntos na missão de melhorar a sua rotina e das pessoas que convivem com você nesta loucura que é o universo corporativo ;)

 

 

 

Written by Flavia