56-Emoção-vence-a-Lógica
July 31, 2016 Blog, Metodologias No Comments

Essa é uma frase do Thiago Fogaça, uma das pessoas que mais admiro quando o assunto é contação de histórias. Mestre Jedi no (agora) famoso storytelling, ele tem o culhão de ressaltar que um filme que não segue necessariamente os padrões do que é considerado um bom roteiro, pode sim encantar o público!

Isto me fez lembrar das duas palestras que mais me emocionaram até hoje. Por muitos anos trabalhei criando roteiros para apresentações e já assisti inúmeras palestras  – cheias de técnicas, metodologias e regras aplicadas. As duas que mais me encantaram foram a da Luiza Helena Trajano (sim, do Magazine Luiza) e a dos garotos do Capão Redondo no Festival Path.

Sabe o que há em comum entre as duas palestras? A falta de técnica e o excesso de verdade. Quem já assistiu uma palestra da Luiza deve ter percebido que nem os slides da apresentação dela são em ordem, uma pessoa vai colocando as imagens na tela de acordo com o que ela está dizendo na hora. E o que ela fala é tão humano, tão verdadeiro, tão genuíno, que foi difícil segurar as lágrimas em alguns momentos do seu discurso.

Você pode dizer “mas a Luiza faz palestra todos os dias, ela entende dos paranauês de como mexer com as emoções do público”. Então eu gostaria de contar sobre os garotos do Capão, que em meio a vários palestrantes letrados e bem vividos, empreendedores de sucesso, marcaram a nossa tarde com uma palestra repleta de lições de vida. Eles não tinham um roteiro, um slogan, uma mensagem central… Eles tinham suas histórias, humildade para trazer os pontos não tão positivos e um brilho gigantesco nos olhos para contar o que estavam fazendo para melhorar a realidade de quem vive no Capão.

“A emoção sempre vence a lógica”. Nesta última palestra não me contive, chorei e sorri, senti um aperto no coração ao ver aquela realidade tão triste e ao mesmo tempo uma alegria imensa que me invadia quando percebia quantas pessoas estão dispostas a fazer o possível e o impossível para mudar esse cenário.

Como dizer que são as técnicas que encantam? Que seguir uma metodologia te fará conquistar o seu público? Acredito que ferramentas podem facilitar esse processo, mas jamais substituirão o que é genuíno.

E é isto que sinto que está faltando ser vendido para as empresas: genuinidade. Grandes consultorias são contratadas, muita gente está atrás do livro sobre “como ser um milionário”, textos e mais textos com títulos chamativos que nos dizem o que devemos fazer e poucos falando que devemos SER. 

Qual é o seu livro? No que você acredita? Quais são as SUAS histórias? Levou muito tempo para eu perceber que não precisamos ter tantos gurus na vida, buscarmos por tanta informação, estarmos atualizados sobre tudo que acontece no mundo… Quanto mais nos atualizarmos sobre nós mesmos, mais verdadeiros seremos com a gente e com os outros e o sucesso será uma consequência. Afinal, a emoção sempre vence a lógica!

download_kairos_banner01

 

img_MAIL_Kairos

 

 

Written by Flavia