59_efetividade-da-reuniao
November 17, 2016 Blog, Produtividade No Comments

Essa frase do título nos foi dita em uma das mentorias que fizemos antes de startar a Simplesfica. Naquele momento, esse consultor, que já foi presidente de uma multinacional em alguns países, estava querendo nos mostrar o quanto as reuniões de uma empresa podem transparecer a capacidade de sua liderança. 

Depois de muito tempo, essa frase nunca fez tanto sentido. Percebemos cada vez mais que as pessoas culpam as reuniões como “muletas” para a falta de efetividade nas empresas, mas deixam de se dar conta de que as reuniões não funcionam sem… Pessoas – logo, a responsabilidade é de quem? 

CULPAR A REUNIÃO NÃO FUNCIONA

Se o projeto não foi para frente, se as ideias não foram bem expostas ou se o líder não engajou a equipe, culpar a reunião não fará as coisas mudarem. Temos o costume de criar “entidades” para podermos terceirizar a nossa responsabilidade e, dificilmente, nos damos conta do quanto essa nossa mania afeta as boas transformações.

A partir do momento que tenho consciência de que a responsabilidade é minha, eu também me responsabilizo pelo resultado das minhas ações. Isto é, se sou a líder de um projeto, as ações que sairão de uma reunião refletem o quanto eu me dediquei ao planejamento e condução desse encontro.

TROQUE “AS REUNIÕES SÃO UM SACO” POR “MINHAS REUNIÕES SÃO UM SACO”

Como essa frase soou para você? Agressiva? Incomoda? Provavelmente você já usou esse termo para se referir sobre a reunião de alguém, mas preferiu não imaginar como seria quando as pessoas se referem as suas reuniões dessa maneira.

Trazer para a primeira pessoa causa incomodo, mas é esse choque de realidade que nos faz compreender que somos os únicos que podemos mudar uma situação que não está satisfatória.

QUANDO ASSUMIMOS A RESPONSABILIDADE TEMOS OPÇÕES

Se as suas reuniões não são produtivas e não engajam a equipe, o que VOCÊ pode fazer para mudar essa realidade? Como você está fazendo o planejamento? Qual é a relevância das pessoas que você convoca para as reuniões? Como você tem respeitado o tempo da sua equipe? Como você tem definido o propósito desses encontros? São muitos os detalhes que podem te fazer caminhar para uma liderança muito mais efetiva!

Quando você abraça o problema, percebe que existem processos, metodologias e ferramentas para te ajudar nessa jornada. As ações começam a fluir e todos caminham para a resolução e não mais para queixas que não levam a lugar algum.

O nosso método é open source e pode te ajudar nesse seu desafio (para fazer o download, clique aqui).

 

Written by Flavia